terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Empresa x Funcionários

Sempre ouvi falar muito do que o mercado de trabalho (empresas) estão exigindo hoje em dia.
Certo, concordo que todo mundo tem que estudar, fazer cursos, graduação, pós e etc.
Que o funcionário tem que ser responsável, honesto, pontual, fazer seu trabalho direito, trabalhar em equipe, ser amigavel (para ter um bom ambiente de trabalho) e etc.
Mas nunca ouvi falar das exigencias dos funcionários. Alguma vez alguém perguntou ou teve interesse em saber?
Será que esquecem que o funcionário também tem necessidades, que também tem ambição, que também quer crescer, que também quer ser reconhecido?
Hoje, eu ouvi de uns dos meus chefes que se eu agisse de tal forma eu não seria mais o tipo de funcionário que a marca quer.
A situação era a seguinte:
Eu cheguei 15 minutos atrasada, e ela estava certissíma em me dar uma bronca, porque além de eu estar errada, não era a primeira vez (eu tenho uma desculpa, mas no momento não vem ao caso). Ela me deu com um documento de Advertência para assinar por causa do atraso, eu simplismente assinei e falei: Eu só não vou ficar nem mais 5 minutos após o meu horário.
Que é o que sempre acontece, pois eu trabalho num comércio e nunca fecha no horário.
Ela me responde que se eu agir dessa forma não vou ser mais o tipo de funcionário que a empresa quer.
MUITO JUSTO!
Eu disse exatamente isso pra ela: Eu tenho hora pra entrar mas não pra sair então?


Eu estou percebendo cada vez mais que o chefes/donos exigem muito e dão pouco.
Não digo só o salário, mas também em benefícios, e até um agrado.


Eu por exemplo, sou registrada.
O único "benefício" (em aspas, porque eles são obrigados pela lei) que tenho é um auxilio alimentação no valor de uma cesta básica.
Vale transporte, não tenho mais porque por eu morar a 20 minutos daqui não preciso. Mas pergunta pra eles se eles vão até a padaria andando? rs
Plano de sáude.... HA HA HA é muita pretenção minha.
Você tem que trabalhar uma hora a mais para ter uma hora de almoço, mas não tem vale refeição. Ou seja, tenho que trazer a famosa marmita rs, e comer na cozinha de 5 m², que só cabe, muito mal, 2 pessoas. E claro, que se o comércio estiver "bombando" eu não vou fingir que não estou vendo nada e deixar meus colegas se matarem, eu vou voltar ao trabalho e ajudar eles. Mesmo porque, isso é o minímo que um "bom funcionário" da marca deve fazer (é o pensamento deles).
Fora as vezes que tem reunião, ou convenção, ou seja lá o que for, que é fora do seu horário. Tenho dó de quem não for, é o minímo que um "bom funcionário" deve fazer.
Se a empresa precisa da sua ajuda fora do horário, se vc negar não estará sendo um "bom funcionário".
Claro que quando eu preciso, eles deixam eu chegar mais tarde ou até mesmo não vir.
Como aconteceu sábado passado, é eu trabalho todo santo sábado.
Eu tive uma prova que foi fora de São Paulo e fiquei realmente o dia todo fora, eu não estava passeando. Ela jogou na minha cara hoje, que quando a gente precisa não vir eles deixam.
Ei! Eu já fui em 2 festivais para os clientes de DOMINGO sem ganhar nada e nunca joguei na cara deles.
Eu estou a 1 ano, 2 meses e 21 dias e NUUUUUUUUUUUNCA deixei de fazer NADA que eles me pedissem, mesmo sendo fora do meu horário. NUNCA!!!
Será que eu vou ter que jogar na cara deles também?
Isso é minha culpa, EU deixei ELES mal acostumados. Eu disse sim para tudo que eles pediam mesmo quando não era minha area, obrigação e muito menos minha responsabilidade.


Por incrível que pareça depois desse texto de desabafo, eu gosto de onde trabalho, o ambiente é bom, os colegas de trabalho são bons e legais, gosto do que faço, gosto dos clientes. ´
E normalmente quando ouço reclamação de alguém sobre o trabalho, na verdade não é sobre O Trabalho em si, e sim sobre alguém e esse alguém normalmente é o chefe rs. Por que o chefe?
Porque eles querem que você faça mais do que é sua função, ou é sua função mas é trabalho para duas pessoas, ou outros problemas. As vezes não tem nenhum problema, ele só é um estúpido e arrogante.
Graças a Deus esse ainda não é meu caso.
Eu só estou revoltada pelas muitas exigencias de trabalho, de pontualidade, e até mesmo por de vigiarem minha vida fora do trabalho. É ridiculo meu chefe ficar comentando que eu sai no meio da semana, ou que eu vou dormir tarde. ISSO É UM PROBLEMA MEU!
Fora do meu horário de trabalho eles não tem que falar NADA e eu não vou admitir que falem.
Eu sempre faço meu trabalho, cumpro com os prazos, deveres, metas, e sempre com qualidade.
Sempre fui uma boa funcionária, sem ter o mesmo em troca.
Agora, vou seguir as exigencias de acordo com os benefícios que tenho.


Provavelmente vou ser demitida.

Nenhum comentário: