quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Não menospreze as pessoas.


Algo que as pessoas tem mania de fazer é: menosprezar os outros, ou algo que eles possuem ou a vida deles.
Quando digo as pessoas, claro que estou inclusa. Eu também cometo erros e injustiças.

Muitas pessoas, principalmente as com bastante estudo, menosprezam o trabalho com as mãos. O trabalho que é cansativo fisicamente, mas que não precisa de muito estudo.
Julgam ser caro, ou fácil de fazer. Eu estou falando dos BONS profissionais que trabalham com essa parte da “mão-de-obra”.
Certo, ai eu pergunto:
Você sabe fazer uma boa pintura na parede?
Você consegue fazer qualquer tipo de corte de cabelo, já que é tão fácil?
Sabe lavar e passar todos os tipos de roupas/panos?

Claro que uma pessoa “bem estuda” pode saber fazer bem algum trabalho manual, mas acho que da para entender o que eu quis dizer.
Tem alguns trabalhos manuais, que a pessoa simplesmente tem o dom de fazer bem e que é difícil encontrar alguém que faça igual. Ou seja, ela pode não ter se matado de estudar, mas mesmo assim ela tem um diferencial, e isso tem um valor, um bom valor.

Uma vez uma ótima professora de inglês me disse:
“Eu acho um absurdo ter que pagar no corte de cabelo R$ 25,00 sendo não leva mais de meia hora e não precisa de estudo, e eu tive que estudar muito para ganhar isso em uma hora.”

Eu pendo assim: Você não se engrandece em nada, menosprezando os outros.
O seu valor não aumenta quando você diminui o valor dos outros.
Se você acha que é tão fácil de fazer um bom corte de cabelo, então faça em casa sozinha e em menos de meia hora.
Acho que ai você vai perceber o valor.

Isso é um exemplo, pode ser outras coisas.

Outra coisa que ouvi foi, uma pessoa que repete o ano e acaba optando pelo supletivo, sabe elas suas razões, será uma pessoa estúpida.
Eu sou muito, muito mesmo a favor do estudo, em minha opinião é a coisa mais importante para as pessoas. Mas, quem é você para afirmar que uma pessoa será estúpida por ter optado por outra forma, há muitas pessoas com excelente estudo que são estúpidas.
Por favor, pare de menosprezar.
Você com todo seu estudo e inglês, está agindo muito estupidamente.

É isso.

Nenhum comentário: